5 Dicas infalíveis para começar um blog/canal

by - 12:30

1- Nome: Parece bem simples né? Mas influencia bastante na hora que alguém vê e decide clicar ou não, acredite, se escolher errado você pode sentir os efeitos depois de um tempo. Um nome atrativo que combine com seu conteúdo é uma aposta certeira para a escolha, com até 3 palavras e nenhuma muito difícil.
Seja autêntico(a) e nada de copiar ou mudar uma palavrinha ou outra de algum canal ou blog que já exista. 


2- Domínio: Primeiramente para tirar as dúvidas, não é caro. Custa entre 30 a 50 reais em média e vale super a pena, deixa você exclusivo(a).
  Assim, a Resolução nº 1 do Comitê Gestor, no art. 2º do Anexo I nos traz a formatação e requisitos essenciais que deve obedecer um nome de domínio.

"Art. 2º O nome escolhido para registro deve ter:


I - comprimento mínimo de 2 caracteres e máximo de 26 caracteres;


II - uma combinação de letras e números, não podendo ser exclusivamente numérico. Como letras entende-se exclusivamente o conjunto de caracteres de a a z. O único caracter especial permitido além de letras e números é o hífen (-); 


III - o nome escolhido pelo requerente para registro, sob determinado DPN, deve estar disponível para registro neste DPN, o que subentende que:


a) - não tenha sido registrado ainda por nenhum requerente anterior neste DPN. Para esse critério é importante notar que o hífen (-) não é considerado parte distintiva do nome, ou seja, se "meu domínio" está registrado, não é possível registrar "meu-domínio" ou outras variações em que a única diferença seja a presença do hífen(-);


b) não pode tipificar nome não registrável. Entende-se por nome não registrável, entre outros, palavras de baixo calão, os que pertençam a nomes reservados mantidos pelo CG e pela FAPESP com essa condição, por representarem conceitos predefinidos na rede Internet, como é o caso do nome "internet" em si, os que possam induzir terceiros a erro, como no caso de nomes que representam marcas de alto renome ou notoriamente conhecidas, quando não requeridos pelo respectivo titular, siglas de Estados, de Ministérios, etc."


Vale super a pena. Se quiser um post com uma lista de sites para comprar o seu domínio e que sejam seguros, me avisa nos comentários.


3- Postagem: Muita atenção nessa hora! É essencial que você mantenha uma frequência para os posts, vai que alguém entra no seu blog/canal e não encontra algo novo ou acha muito desorganizado o cronograma. Evite esses probleminhas.
Escolha um ou dois temas centrais para seu blog, mas pode variar com alguns outros.
Exemplo: Temas principais daqui do blog são sobre dicas para blogger e resenhas de livros, mas falo também sobre piercing, moda, etc...
Sempre tem alguém que quando descobre que você tem blog ou canal já pergunta "É sobre o que?" então, com base nos temas principais você informa a pessoa.


4- Faça por amor: Digo e repito, façam por amor! A sua dedicação vai ser reconhecida, tenha paciência que não é do dia para a noite que as pessoas vão começar a acessar você, e quando começar a atingir seus objetivos, aos poucos vai ver o blog/canal crescer junto com você. Se você almeja o dinheiro a permuta ou demais coisas desse tipo, esqueça! Pode até ser que acabe dando certo, mas nunca vai ser tão bom seu trabalho  como o de alguém que faz com carinho e atenção. Seja sempre você, seja sempre humilde, não mude por fama e trate bem seus leitores/inscritos porque eles realmente gostam do seu trabalho e por isso te acompanham. E quando pensar em desistir por conta de comentários, lembra sempre que tem alguém que se importa e vai sentir falta.


5- Evite plágio: É crime e ofensa aos Direitos Autorais. A obra é uma extensão do pensamento de seu autor. (Criações, Nome de empresas, Etc...) Plágio é quando algo que já existe você copia, faz igual e diz ser seu ou coisas desse tipo. Pode desencadear processos, cuidado seja sempre original.

Você vai gostar

0 comentários